Revolução Industrial - Ampliação do acesso a Educação (PRATIQUE PAG 31)

Burgueses e operários: dois novos sujeitos históricos trazidos pela Revolução Industrial.
Atualmente vivemos em um mundo cercado por manufaturas. Desde o momento em que acordamos vários objetos construídos graças à transformação de elementos extraídos da natureza rodeiam os aspectos mínimos do cotidiano. Do alimento que ingerimos ao calçado que vestimos integramos um sistema de produção e consumo ágil e ininterrupto. Na maioria dos casos, nem chegamos a nos preocupar sobre de que maneira podemos ter acesso a esse tipo de coisa.

No entanto, a história nos mostra que essa vida por muitos considerada “normal” advém de um processo de desenvolvimento tecnológico e econômico experimentado a partir da segunda metade do século XVIII. Nessa época houve a formação das primeiras fábricas onde uma série de mudanças concebeu não só uma nova maneira de produzir bens manufaturados. A indústria acabou ampliando seu grau de influência em campos relacionados à política, cultura e cidades. 
Com o crescimento da produção, houve a necessidade de capacitar o tabalhador e prepara-lo para novos métodos de produção.